Actividades

Com as actividades de animação / ocupação pretende-se dar resposta às necessidades das Pessoas Idosas, através de um conjunto de práticas sociais que estimulam a iniciativa e a participação da mesma, em torno de objectivos sociais e culturais comuns.

  • Dinâmica de Actividades: Lar Conde de Sucena e Centro de Dia

nota: A realização das atividades dependerá das condições atmosféricas, da predisposição dos clientes/utentes e do Plano Anual de Atividades Sócio Culturais para o ano em curso.

  • ANIMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

"A Animação Sócio-cultural é um conjunto de práticas sociais que têm como finalidade estimular a iniciativa, bem como a participação das comunidades no processo do seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-política em que estão integrados." (UNESCO)

Assim, a Animação Sócio-cultural visa dar respostas às necessidades de uma comunidade, através de um conjunto de práticas sociais e metodologias próprias, que estimulam a iniciativa e a participação da mesma, em torno de objectivos sociais e culturais comuns.

  • Classe de Movimento

Tendo em conta as necessidades lúdico-motoras dos idosos deste lar, foi criada uma classe de movimento. Esta classe consiste numa reunião de 45 minutos entre vários idosos que, com a ajuda da Fisioterapeuta da instituição, fazem exercícios terapêuticos com os mais variados objectivos, de acordo com a sua condição física.

O objectivo geral desta classe é melhorar, não só a condição física, mas também as competências sociais dos idosos, promovendo a sua qualidade de vida.

Realiza-se duas vezes por semana desde Novembro de 2007.