Santa Casa da Misericórdia de Águeda

destaques:  Qualidade  Ementas  Notícias  Iniciativas  Convocatórias 

..Cada um que passa na nossa vida não vai só, nem nos deixa sós.
Deixa um pouco de si, leva um pouco de nós...
(Saint-Exupéry / 1900-1944) 

 

Mensagem do Provedor

       Pretendemos com esta página cumprir um grande objectivo: abrir esta instituição à comunidade onde está inserida mas também, dadas as especificidades da Internet, possibilitar o seu acesso a qualquer cidadão, independentemente da sua área de residência.

       Dou as boas-vindas a todos aqueles que acedem ao site da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, instituição de cariz social e humanitário regida pelos princípios da doutrina e moral cristã, que ao longo dos seus 155 anos de existência, tem procurado cumprir com a sua missão de assegurar o apoio às classes mais desfavorecidas da sociedade.

       A Santa Casa de Misericórdia de Águeda tem um enquadramento de 8 respostas sociais, prestando apoio a 407 utentes das áreas da infância, terceira idade e cuidados continuados de saúde. Como suporte deste universo contamos com 162 trabalhadores, 24 prestadores eventuais de serviço e o apoio de cerca de 20 voluntários.

       Estamos numa época de grandes modificações pelo que se torna fundamental dar direcção a essa mudança, inevitável, e não há outra forma de fazê-lo a não ser aproveitando as grandes oportunidades, que assentam na nossa capacidade de crescimento e inovação, através de novas respostas sociais, e na capacidade de cooperação porque cada vez mais temos todos de trabalhar em rede.

       Pretendemos ainda, nos próximos 4 anos, abraçar os seguintes desafios:

  • Melhorar o serviço prestado aos nossos utentes: é nossa grande intenção garantir e melhorar a satisfação dos nossos utentes, prestando serviços de qualidade elevada e ajustados às suas necessidades para que a Santa Casa da Misericórdia de Águeda seja reconhecida como uma Instituição de referência no âmbito da Área Social.

  • Garantir a qualificação dos nossos recursos humanos: é nossa preocupação termos bons e qualificados funcionários.

  • Portugal 2020: esperamos que o Portugal 2020, através do programa “Inclusão Social e Emprego“, possibilite a realização de projectos fundamentais, por forma a dotar a Santa Casa da Misericórdia de Águeda dos recursos necessários para enfrentar os desafios do futuro, face às novas necessidades dos cidadãos em algumas áreas da intervenção.

  • Qualidade: pretendemos manter e renovar a certificação dos serviços e respostas, iniciada em 2011, pela Norma ISO 9001/2008, nos equipamentos em Águeda e da acreditação na área da saúde pela Joint Comission, em Barrô.

  • Património: é nossa preocupação a conservação e restauro do nosso património, por forma a honrarmos o passado, com os olhos no futuro. Preservar o que nos foi legado é uma obrigação.

  • Comunicação/marketing social: trata-se de uma forma de captar recursos, estabelecer alianças e incrementar a nossa notoriedade de forma sinérgica e sustentada.

  • Projecto “alegria e vida": é nossa intenção estabelecer intercâmbios entre outras Instituições por forma a possibilitar um programa de fim-de-semana e/ ou férias para a terceira idade, assim como a criação de um coro sénior, visando o bem-estar dos nossos utentes.

  • Hospital de Águeda: num momento em que se iniciou o processo de devolução dos hospitais às Misericórdias desejamos manter um diálogo franco e transparente com as entidades envolvidas (UMP/ARS) e o envolvimento da CMA, com a constante preocupação de não colocar em causa quer a sustentabilidade da SCMA quer os atuais serviços prestados pelo Hospital.

       Acima de tudo, pretendemos pensar, sentir e actuar na mesma direcção, e tratar os outros como desejamos ser tratados. Por dificuldades financeiras ninguém ficará sem apoio social.

       Hoje, mais do que nunca, esses valores sociais de ajuda ao próximo continuam actuais.

O Provedor

António José Mota Rodrigues