Santa Casa da Misericórdia de Águeda
destaques: Ementas Notícias Iniciativas Convocatórias COVID-19
Mensagem do Provedor
Pretendemos com esta página cumprir um grande objectivo: abrir esta instituição à comunidade onde está inserida mas também, dadas as especificidades da Internet, possibilitar o seu acesso a qualquer cidadão, independentemente da sua área de residência.
Dou as boas-vindas a todos aqueles que acedem ao site da Santa Casa da Misericórdia de Águeda, instituição de cariz social e humanitário regida pelos princípios da doutrina e moral cristã, que ao longo dos seus 155 anos de existência, tem procurado cumprir com a sua missão de assegurar o apoio às classes mais desfavorecidas da sociedade.
A Santa Casa de Misericórdia de Águeda tem um enquadramento de 8 respostas sociais, prestando apoio a 407 utentes das áreas da infância, terceira idade e cuidados continuados de saúde. Como suporte deste universo contamos com 162 trabalhadores, 24 prestadores eventuais de serviço e o apoio de cerca de 20 voluntários.
Estamos numa época de grandes modificações pelo que se torna fundamental dar direcção a essa mudança, inevitável, e não há outra forma de fazê-lo a não ser aproveitando as grandes oportunidades, que assentam na nossa capacidade de crescimento e inovação, através de novas respostas sociais, e na capacidade de cooperação porque cada vez mais temos todos de trabalhar em rede.
Pretendemos ainda, nos próximos 4 anos, abraçar os seguintes desafios:
• Melhorar o serviço prestado aos nossos utentes: é nossa grande intenção garantir e melhorar a satisfação dos nossos utentes, prestando serviços de qualidade elevada e ajustados às suas necessidades para que a Santa Casa da Misericórdia de Águeda seja reconhecida como uma Instituição de referência no âmbito da Área Social.
• Garantir a qualificação dos nossos recursos humanos: é nossa preocupação termos bons e qualificados funcionários.
• Portugal 2020: esperamos que o Portugal 2020, através do programa “Inclusão Social e Emprego“, possibilite a realização de projectos fundamentais, por forma a dotar a Santa Casa da Misericórdia de Águeda dos recursos necessários para enfrentar os desafios do futuro, face às novas necessidades dos cidadãos em algumas áreas da intervenção.
• Qualidade: pretendemos manter e renovar a certificação dos serviços e respostas, iniciada em 2011, pela Norma ISO 9001/2008, nos equipamentos em Águeda e da acreditação na área da saúde pela Joint Comission, em Barrô.
• Património: é nossa preocupação a conservação e restauro do nosso património, por forma a honrarmos o passado, com os olhos no futuro. Preservar o que nos foi legado é uma obrigação.
• Comunicação/marketing social: trata-se de uma forma de captar recursos, estabelecer alianças e incrementar a nossa notoriedade de forma sinérgica e sustentada.
• Projecto “alegria e vida": é nossa intenção estabelecer intercâmbios entre outras Instituições por forma a possibilitar um programa de fim-de-semana e/ ou férias para a terceira idade, assim como a criação de um coro sénior, visando o bem-estar dos nossos utentes.
• Hospital de Águeda: num momento em que se iniciou o processo de devolução dos hospitais às Misericórdias desejamos manter um diálogo franco e transparente com as entidades envolvidas (UMP/ARS) e o envolvimento da CMA, com a constante preocupação de não colocar em causa quer a sustentabilidade da SCMA quer os atuais serviços prestados pelo Hospital.
Acima de tudo, pretendemos pensar, sentir e actuar na mesma direcção, e tratar os outros como desejamos ser tratados. Por dificuldades financeiras ninguém ficará sem apoio social.
Hoje, mais do que nunca, esses valores sociais de ajuda ao próximo continuam actuais.
O Provedor
António José Mota Rodrigues