Formação - Destaque
PLANO DE FORMAÇÕES 2022
(polo de Águeda)
Ação de Formação | Destinatários | Entidade / Formador | Local de Realização | Horas de Formação | Objetivos Gerais | Período previsto para a realização da Formação | |||
Jan-Mar | Abr-Jun | Jul-Set | Out-Dez | ||||||
Enquadramento legal de comparticipações familiares em creche e pré-escolar | SG / DT / TOC | UMP | Online | 3 h | Saber calcular comparticipações familiares em creche, no que diz respeito à legislação, Compromisso de Cooperação, regulamentos, cálculo de mensalidades, gratuitidade e registo de frequências. | x | |||
Intervenção Psicológica com Adultos Mais Velhos | PSI | Ordem dos Psicólogos Portugueses | Online | 10 h | Analisar a Intervenção Psicológica com adultos mais velhos, com o objetivo de promover a adopção de boas práticas, consensualizadas pela comunidade psicológica, e auxiliar os Psicólogos na sua intervenção. | x | |||
Relacionamento Interpessoal (Trabalho em equipe, Comunicação na interação com o utente, cuidador e/ou família, gestão de stress-burnout e de conflitos) |
Todas do LCS |
SCMA Psicóloga |
SCMA | 2 h |
Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade; Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade. |
x | |||
Introdução à Segurança do Medicamento | ENF / FISIO | Sicó Formação | Online | 7 h |
Capacitar os profissionais para o aumento da segurança na utilização da medicação Definir processos para a implementação das práticas seguras |
x | |||
Curso Prático de Comunicação em Contextos de Resistência à Mudança | Técnicos do LCS | Sicó Formação | Online | 21 h |
Treinar competências relacionais promotoras de aliança colaborativa (entre profissionais e entre profissionais e doentes Treinar o reconhecimento de discurso de resistência e de discursos de mudança Treinar a realização da entrevista motivacional como estratégia para lidar com a resistência à mudança |
x | |||
Atendimento presencial e atendimento telefónico | PO / ADM / TSSS / AAE / TSG | Sicó Formação | Online | 7 h |
Conhecer técnicas de atendimento telefónico; Reconhecer a importâncias de atender presencialmente de uma forma eficaz o utente; Gerir eficazmente a expectativa dos utentes quando se deslocam à unidade funcional. |
x | |||
Emissão de chamadas, lidar com situações difíceis, palavras e expressões tabu | PO / ADM / TSSS / AAE / TSG | Sicó Formação | Online | 7 h | Conhecer técnicas de atendimento telefónico | x | |||
Demência e Síndromes Geriátricos | ALCD / AFD | Sicó Formação | Online | 7 h |
- Reconhecer a importância do quadro clínico no diagnóstico da depressão geriátrica; - Compreender o conceito de demência, e o perfil cognitivo e comportamental na demência; - Conhecer as técnicas de Intervenção não farmacológica e as metodologias de gestão do processo individual do utente com demência. |
x | |||
Abordagem geral de noções básicas de primeiros socorros | ALCD / COZ / OPL / ED / AAE / ADM | Sicó Formação | Online | 25 h |
- Descrever o que é o SIEM e quais os seus intervenientes, como ativar o sistema de emergência médica utilizando o número europeu de socorro "112". - Identificar o conceito de cadeia de sobrevivência, os seus elos, as medidas a adotar para garantir a segurança do reanimador e da vítima, as medidas universais de proteção e reconhecer a sua importância, os problemas associados à execução de manobras de SBV, e quando e como colocar uma vítima em posição lateral de segurança. - Explicar a importância da cadeia de sobrevivência, qual o princípio subjacente a cada elo, o conceito de SBV de acordo com o algoritmo vigente, e o conceito de avaliação inicial, via aérea, respiração e circulação. - Reconhecer os riscos potenciais para o reanimador. - Aplicar a sequência de procedimentos que permitam executar o SBV de acordo com o algoritmo vigente. |
x | |||
Violência, Maus-Tratos e Desigualdades | Todas | A definir | A definir | > 4 h |
- Identificar os conceitos e princípios fundamentais relacionados com a prevenção da negligência, abuso e maus tratos; - Detetar alterações do estado físico, emocional ou psicológico do indivíduo indiciadores de negligência, abuso e maus tratos; - Propor medidas preventivas de situações de negligência, abusos ou maus tratos; - Efetuar o registo e transmitir ocorrências. |
x | |||
Desenvolvimento Infantil (área pedagógica) |
AAE / ED / MOT | A definir | A definir | A definir |
- Reconhecer a importância do desenvolvimento físico e psicomotor, sócio-afetivo e cognitivo das crianças e jovens. - Identificar a importância do desenvolvimento da linguagem. - Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens e apoiá-las. |
x | |||
Higiene e Segurança no Trabalho (Perigos e Riscos no Posto de Trabalho, medidas preventivas/corretivas) |
ALCD / AFD / CO / OPL / ACOZ / COZ / RQ | CCMT | SCMA | A definir |
- Conhecer os conceitos relacionados com a segurança, higiene e saúde no trabalho. - Reconhecer a importância da segurança, higiene e saúde no trabalho. - Identificar as obrigações do empregador e do trabalhador de acordo com a legislação em vigor. - Identificar os principais riscos presentes no local de trabalho e na atividade profissional e aplicar as medidas de prevenção e proteção adequadas. - Reconhecer a sinalização de segurança e saúde. - Saber a importância dos equipamentos de proteção coletiva e de proteção individual. |
x | |||
Segurança Alimentar (Instruções de Segurança Alimentar; Normas de Higiene Alimentar na Restauração Coletiva; Higiene e Desinfeção das instalações, equipamentos e utensílios; Registos HACCP) |
ACOZ / COZ / AFD / EG / TSG / RQ |
ITAU Joana Ferreira |
SCMA Cozinha |
A definir |
Dotar os formandos de conhecimentos sobre (Instruções de Segurança Alimentar; Normas de Higiene Alimentar na Restauração Coletiva; Higiene e Desinfeção das instalações, equipamentos e utensílios; Explicar a Campanha de redução do consumo de sal: enquadramento, campanha da Gertal, metodologia e monitorização do consumo de sal, e exercícios práticos. |
x | x | x | x |
Segurança Alimentar (Reciclagem da aplicação do HACCP na Cozinha/ Refeitório da Instituição) |
ACOZ / COZ / AFD / EG |
SCMA Mónica Nunes |
SCMA Cozinha |
A definir | Reciclar os conceitos de Segurança Alimentar, Normas e Instruções de Trabalho a aplicar no cumprimento do HACCP, funcionamento interno da cozinha | x | x | x | x |
Como atuar em situações de emergência | Todas do LCS |
SCMA João Lousado |
SCMA LCS |
2 h | Saber atuar em caso de incêndio | x | |||
Como atuar em situações de emergência | Todas da CC |
SCMA João Lousado |
SCMA CC |
2 h | Saber atuar em caso de incêndio | x | |||
Como atuar em situações de emergência | Todas dos SA |
SCMA João Lousado |
SCMA SA |
2 h | Saber atuar em caso de incêndio | x | |||
Utilizar a Grua Elétrica 200 kg | ALCD |
SCMA Lara Martins |
SCMA LCS |
1 h | Saber utilizar a grua elétrica. | x | |||
Transferências e Posicionamentos de Clientes/Utentes | ALCD / AFD |
SCMA Lara Martins |
SCMA LCS |
1 h | Aplicar técnicas de posicionamento, mobilização, transferência e transporte utilizando diferentes ajudas técnicas, tendo em conta as orientações do profissional de saúde a capacidade do indivíduo e os princípios de ergonomia e riscos associados. | x | |||
Curso de Português (Língua de acolhimento) |
ACOZ / COZ / TSG |
IEFP Centro Qualifica |
IEFP Centro Qualifica |
A definir | Promover a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa, tendo em vista facilitar a sua integração social, profissional e cívica na sociedade portuguesa. | x | |||
RVCC Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (Profissional e/ou Escolar) |
ALCD / ACOZ / TSG |
IEFP Centro Qualifica |
IEFP Centro Qualifica |
A definir |
- Concluir / aumentar o percurso escolar; - Aumentar a qualificação profissional. |
x | x | ||
Cuidados a ter em casa de um utente do SAD (COVID-19) | SAD |
SCMA João Lousado |
SCMA / A definir |
2 h | Saber como proceder com utentes do SAD com COVID19, e continuar a prestar o serviço adequadamente | x | |||
Procedimentos diários na prevenção da infeção pela doença COVID-19 | Todas |
SCMA João Lousado Mónica Nunes |
SCMA / A definir |
2 h |
- Como atuar num Caso Suspeito com o novo Coronavirus - Usar adequadamente e obrigatoriamente EPI's, produtos e materiais para a prevenção e combate da COVID19 - Conhecer o Plano de Contingência da Instituição - Saber e aplicar os procedimentos de etiqueta respiratória, conduta social, de colocação de máscara, e de higienização/desinfeção das mãos. - Saber atuar em determinados casos |
Sempre que um colaborador seja admitido na Instituição | |||
Sistema de Gestão da Qualidade da Instituição | Todas |
SCMA Mónica Nunes |
SCMA / A definir |
2 h | Conhece os principios gerais do Sistema de Gestão da Qualidade da Instituição | Sempre que um colaborador seja admitido na Instituição ou sempre que houver oportunidade até ao final do ano 2022 | |||
Formação Inicial | Todas |
SCMA / A definir |
SCMA / A definir |
A definir |
Integrar novos colaborares na SCMA; Integrar os colaboradores da SCMA nas novas funções que lhe foram atribuídas. |
Sempre que um colaborador seja admitido na Instituição ou que lhe seja atribuído novas funções. |
PLANO DE FORMAÇÕES 2016
(polo de Barrô)
Designação da Acção |
Duração (Horas) |
Objectivos |
Destinatários |
Emissão de Certificado |
Data de Realização |
Horário |
Local |
Entidade Formadora |
|
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sim |
Não |
||||||||
Formação inicial de acolhimento e integração de colaboradores (formação dada aquando da admissão/integração do colaborador) |
3 semanas |
Integrar o colaborador no serviço; Informar o colaborador sobre os procedimentos da UCCAB; Transmitir normas de saúde, higiene e segurança em contexto de trabalho; Prevenção de riscos profissionais; Sensibilização sobre direitos e deveres dos utentes/residentes e seus familiares. |
Todos os Colaboradores da CRABLB (UCCAB e Lar Madame Breda) |
X |
|
(formação dada aquando da admissão/integração do colaborador) |
11:00h -12:00h ou 15:00h – 16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (GGQ) |
Farmacologia (noções) |
3 |
Sensibilizar para as reações medicamentosas e efeitos adversos. |
Enfermeiros |
X |
|
(formação dada aquando da admissão/integração do colaborador) 27.05.2016 |
De acordo com as admissões.
14:00h – 17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Dr.ª Djamila Santos) |
Medicineone |
3 semanas |
Ensinar os novos colaboradores da correta inserção de registos no Software Medicineone. |
Utilizadores do Software Medicineone |
X |
|
(formação dada aquando da integração do colaborador) |
Em contexto de trabalho |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB |
Procedimentos da Qualidade |
12 |
Transmitir normas e procedimentos de qualidade implementados pela instituição. |
Todos os colaboradores |
X |
|
Mensal A definir |
14:00h -15:00h
17:00h - 18:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA (UCCAB – GGQ) |
Utilização de sistema de emergência externo para abertura de porta da carrinha e plataforma elevatória |
1 |
Saber utilizar o sistema de emergência externo para abertura de porta da carrinha e recordar forma de utilização da plataforma elevatória. |
Condutores da Casa de Repouso |
X |
|
21.03.2016 |
14:30h – 15:30h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Juliana Resende/Márcia Ferreira) |
Pesquisas de Glicemia |
1 |
Adquirir conhecimentos teórico-práticos para a realização de pesquisa de glicemia capilar; Evitar situações de descompensação aguda; Reduzir ou anular o risco de complicações tardias. |
AJL |
X |
|
12.04.2016
|
10:00h – 11:00h e 15:00h – 16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA /CRABLB (Enf.ª. Filomena Duarte e Enf.ª Marisa Alves) |
Boas Práticas de Higiene e fabrico e monitorização do plano HACCP: Boas práticas de higiene e fabrico |
4 |
Rever/consolidar os procedimentos de higiene alimentar aplicável na Gertal.
|
Cozinheira; Ajudante de Cozinheira; Empregada de Refeitório |
X |
|
22.04.2016 26.04.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Gertal (Dra. Cláudia Cadete) |
Controlo de Infeção: Lavagem das Mãos |
2 |
Prevenir infeções associadas aos cuidados de saúde. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
13.04. 2016 19.10. 2016 |
13:00h – 15:00h ou 15:00h – 17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Elementos do PPCIRA) |
Atendimento personalizado no cuidado |
1 |
Proporcionar aos residentes e utentes um atendimento personalizado e profissional.
|
Todos os Colaboradores |
X |
|
21.04.2016 |
14:30h – 15:30h e 15:30h – 16:30h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Dr.ª Ruth Portugal) |
Prevenção de Maus-tratos, abuso e negligência |
1 |
Compreender a realidade dos maus-tratos, abuso e negligência nos idosos; Saber identificar sinais de maus-tratos e negligência e saber intervir nas situações citadas. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
03.05.2016 |
14:30h – 15:30h e 15:30h – 16:30h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Dr.ª Ruth Portugal) |
Manutenção da Central de Gases Medicinais - Sessão de Esclarecimento |
1 |
Atualizar conhecimentos referentes ao armazenamento de gases medicinais; previsão da autonomia das distintas capacidades de garrafas de oxigénio e ar; normas de segurança aquando do seu manuseamento. |
AAM Administrativas Outros |
X |
|
04.05.2016 |
15:00h – 16:00H |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Praxair |
Controlo de Infeção: Precauções das infeções associadas aos cuidados de saúde (IAC’S) |
1 |
Prevenir e diminuir infeções associadas aos cuidados de saúde. |
Enfermeiros |
X |
|
11.05.2016
|
14:00h -15:00 ou 17:00h – 18:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Elementos do PPCIRA) |
Estratégias de Intervenção em Demências |
2 |
Dotar os colaboradores de novos conhecimentos na abordagem com pessoas demenciadas. |
Todos os colaboradores |
X |
|
13.05.2016 |
14:00h -16:00 |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Ascensão Estima e Mª do Amparo Lopes) |
Boas práticas de higiene e fabrico e monitorização do plano HACCP: monitorização dos PCC e PPRO's |
2 |
Rever e consolidar a monitorização dos PCC´s e PPRO´s. |
Cozinheira; Ajudante de Cozinheira; Empregada de Refeitório |
X |
|
09.06.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Gertal (Dra. Cláudia Cadete) |
Manuseamento de equipamentos médicos |
1 |
Saber utilizar e acondicionar devidamente os equipamentos médicos. |
Profissionais de Saúde |
X |
|
13.06.2016 |
14:00h – 15:00h ou 17:00h – 18:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Enf.ª Filomena Duarte; Dr. João Terrível) |
Técnicas alternativas de comunicação |
2 |
Proporcionar um conhecimento básico em comunicação alternativa falada e escrita. |
Todos os colaboradores |
X |
|
30.06.2016 |
13:00h – 15:00h ou 15:00h – 17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
A Definir |
Direitos dos utentes/residentes e seus familiares/Consentimento informado/ Proteção e confidencialidade da informação clínica |
1 |
Rever conhecimentos no âmbito dos direitos dos utentes/residentes e seus familiares, consentimento informado, e proteção e confidencialidade da informação clínica. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
05.07.2016 |
14:00h -15:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Dr. Amorim Figueiredo / GGQ) |
Simulacro de Incêndio Interno/Medidas de atuação em caso de catástrofes/Desastres e outras emergências |
4 |
Testar os conhecimentos dos colaboradores relativos à atuação em casos de emergência: incêndio. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
11.07.2016 |
13:00h -17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Chefe Segurança da CRABLB) |
Circuito de esterilização de material |
1 |
Prevenir e diminuir infeções associadas aos cuidados de saúde. |
AAM; AJL; TSG |
X |
|
13.07.2016 |
11:00h – 12:00h ou 15:00h – 16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Elementos do PPCIRA) |
Suporte básico de vida |
3 |
Dotar os formandos de técnicas de socorrismo e conhecimentos gerais em situações de risco. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
15.07.2016 |
A definir
|
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Enf.ª Filomena Duarte; Enf.º Pedro Bandeira) |
Limpeza e desinfeção de superfícies/equipamentos |
1 |
Prevenir e diminuir infeções associadas aos cuidados de saúde. |
AAM; AJL; TSG |
X |
|
04.08.2016 |
10:00h – 11:00h ou 15:00h – 16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Elementos do PPCIRA)) |
Cultura de segurança na organização |
1 |
Atualizar conhecimentos no âmbito da cultura e segurança organizacional. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
09.08.2016 |
15:00h -16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (GGQ) |
Prevenção e controlo de infeção |
1 |
Informar os profissionais para os cuidados a ter na prevenção e controlo de infeções. |
Todos os colaboradores |
X |
|
07.09.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Hartmann |
Cuidados e serviços a utentes de alto risco |
1 |
Sensibilizar os profissionais para a importância dos cuidados e serviços a utentes de alto risco. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
10.09.2016 |
13:00h -17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Dr. Amorim Figueiredo / GGQ) |
Cuidados a utentes em final de vida |
1 |
Sensibilizar os profissionais para a importância dos cuidados a ter a utentes em final de vida. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
15.09.2016 |
15:00h -16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (GGQ) |
Controlo de infeção: tipos de isolamento |
1 |
Informar os profissionais dos diferentes tipos de isolamento e suas especificidades. |
Enfermeiros AAM |
X |
|
21.09.2016 |
09:00h – 10:00h ou 14:00h – 15:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Elementos do PPCIRA)) |
Formas de algaliação /cateterismo |
1 |
Boas práticas em algaliação/cateterismos. |
Enfermeiros
|
X |
|
21.09.2016 |
10:00h – 11:00h ou 15:00h – 16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Elementos do PPCIRA)) |
Formas de cicatrização de úlceras de pressão/feridas |
1 |
Boas práticas no tratamento das úlceras de pressão/feridas. |
Enfermeiros
|
X |
|
21.09.2016 |
11:00h – 12:00h ou 16:00h – 17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Elementos do PPCIRA)) |
Pé diabético |
2 |
Conhecer os principais fatores de risco no pé diabético; Cuidados a ter. |
Enfermeiros |
X |
|
01.10.2016 |
14:00h – 16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Dr. João Terrível) |
Material de incontinência |
1 |
Atualizar conhecimentos no âmbito da aplicação do material de incontinência. |
Enfermeiros AJL AAM |
X |
|
04.10.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Hartmann |
A dor crónica |
3 |
Avaliar a dor; Conhecer a apresentação clínica mais comum das principais patologias que causam dor crónica; Conhecer as indicações terapêuticas, dosagens e vias de administração, interações, contra-indicações e efeitos secundários dos fármacos mais utilizados na dor; Conhecer técnicas não farmacológicas. |
Enfermeiros |
X |
|
11.10.2016 |
16:30h – 18:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA /UCCAB (Dr. Paulo Maia; Enf.ª Marisa Alves e Enf.ª Filomena Duarte) |
Simulacro de incêndio |
3 |
Testar os conhecimentos dos colaboradores relativos à atuação em casos de emergência: incêndio. |
Todos os Colaboradores |
X |
|
12.10.2016 |
14:00h – 17:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
BVA |
Prevenção de riscos associados ao trabalho/Ergonomia no trabalho |
2 |
Aumentar a segurança, a saúde e o conforto do trabalhador.
|
Todos os colaboradores |
X |
|
18.10.2016 |
Em contexto de trabalho. |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
CCMT |
Ética/ Deontologia |
1,5 |
Regulamentar a conduta tendo em vista o desenvolvimento humano. Procurar aperfeiçoar os Colaboradores através da ação e por isso procurar que os atos humanos se orientem pela retidão, isto é, a concordância entre as ações e a verdade ou o bem. |
Todos os colaboradores |
X |
|
21.10.2016 |
14:00h -15:00 ou 17:00h – 18:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB (Dr. Amorim Figueiredo)
|
Práticas corretas de prescrição, solicitação e transcrição de medicamentos |
1 |
Sensibilizar médico e enfermeiros para as boas práticas de prescrição, solicitação e transcrição de medicamentos. |
Enfermeiros Médicos |
X |
|
25.10.2016 |
14:00h -15:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (Dr.ª Djamila Santos) |
Processo de notificação de erros de medicação e quase falhas |
1 |
Rever conhecimentos no âmbito do processo de notificação de erros de medicação e quase falhas. |
Enfermeiros Médicos |
X |
|
25.10.2016 |
15:00h -16:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/CRABLB (GGQ e Dr.ª Djamila Santos) |
Boas práticas de higiene e fabrico e monitorização do plano HACCP: registo diário do plano HACCP_instruções de preenchimento |
2 |
Rever e consolidar a monitorização dos PCC’s e PPRO’s e exercer as atividades de monitorização e verificação do registo HACCP. |
Cozinheira; Ajudante de Cozinheira; Empregada de Refeitório |
X |
|
14.11.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Gertal (Dra. Cláudia Cadete) |
Feridas e úlceras de pressão |
1 |
Capacitar os formandos para o desenvolvimento de estratégias que promovam a efetiva cicatrização de feridas complexas/crónicas na pessoa idosa. |
Enfermeiros
|
X |
|
16.11.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Hartmann |
Noções de higiene e segurança alimentar: instruções de segurança alimentar e normas de higiene alimentar na restauração colectiva |
3 |
Conhecer as regras de higiene alimentar referidas nas Normas da D.S.A; Identificar as instruções de trabalho aplicáveis na segurança alimentar. |
Cozinheira; Ajudante de Cozinheira; Empregada de Refeitório |
X |
|
24.11.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Gertal (Dra. Cláudia Cadete)
|
Noções de higiene e segurança alimentar: higiene e desinfeção das instalações, equipamentos e utensílios. |
2 |
Melhorar níveis de higiene das instalações, equipamentos e utensílios.
|
Cozinheira; Ajudante de Cozinheira; Empregada de Refeitório |
X |
|
28.11.2016 |
A definir |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
Gertal (Dra. Cláudia Cadete)
|
Cuidados – ostomias e traqueostomias |
2 |
Promover cuidados em estomaterapia tendo como ponto fulcral a independência da pessoa ostomizada nos cuidados ao estoma; Prevenção de complicações e eficácia/eficiência na utilização dos materiais disponíveis no mercado. |
Enfermeiros |
X |
|
A definir |
10:00h – 11:00h e 17:00h – 18:00h |
Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda |
SCMA/UCCAB |
Nota: As datas de realização das acções de formação poderão sofrer alterações. (21/12/2020)
(polo de Barrô)
Plano Anual de Formação (no ficheiro abaixo)
Anexo | Tamanho |
---|---|
Plano Anual de Formação 2022 ÁGUEDA.pdf | 168.39 KB |
Plano Anual de Formação 2022 BARRÔ.pdf | 193.57 KB |
Ficha de Projeto SCM Águeda.pdf | 529.65 KB |