CENTRO DE ATIVIDADES DE TEMPOS LIVRES (CATL) / CENTRO DE ATIVIDADES E LAZER (CAL)
O CATL e o CAL proporcionam espaços às Crianças que, terminando o Pré-escolar, necessitam de apoio fora do horário escolar, enquanto os pais trabalham, promovendo experiências que concorram para o seu crescimento como pessoa, satisfazendo as suas necessidades de ordem física, intelectual, afetiva e social. Procuram também criar um ambiente propício ao desenvolvimento da personalidade de cada criança, de forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um.
A Casa da Criança tem a capacidade de admitir Crianças e Jovens de ambos os sexos, de acordo com as normas constantes no respetivo Regulamento Interno, com idades compreendidas entre os 6 anos e os 10 anos para a Resposta de CATL, e entre os 10 anos e os 12 anos para a Resposta de CAL.

O CATL é a resposta social que proporciona atividades de lazer a crianças e jovens, nos tempos livres das responsabilidades escolares, desenvolvendo-se através de diferentes modelos de intervenção, nomeadamente acompanhamento/inserção, prática de atividades específicas e multiactividades, incidindo, de modo particular, nas áreas do desenvolvimento psico-motor, psicossocial, cognitivo, bem como da comunicação e construção dos códigos formais de aprendizagem.
O CATL tem como objetivo:
a) Promover relações de interação de acordo com as necessidades específica das crianças;
b) Promover o desenvolvimento de situações ricas em afeto que ajudem a criança a desenvolver sentimentos de segurança, estabilidade e pertença;
c) Desenvolver formas de acolhimento dos pais das crianças que permitam a construção de sentimentos de confiança e compreensão mútua das lógicas educativas utilizadas por pais e educadores;
d) Ajudar a criança a utilizar as suas crescentes capacidades psico-motoras, cognitivas e psicossociais, para descobrir, alcançar e explorar o mundo que a rodeia;
e) Promover a aprendizagem progressiva de situações de exercício de responsabilidade e autodomínio;
f) Ajudar a construção de normas individuais e sociais necessárias ao desenvolvimento de padrões de comportamento equilibrados;
g) Possibilitar atividades de planificação de desenvolvimento de projetos e ideias;
h) Incentivar situações de interação individual e em grupo e que permitam a discussão de pontos de vista e maleabilização de opiniões e conceitos.
Instalações
As áreas que constituem as zonas reservadas aos Clientes/utentes das Respostas Sociais CATL/CAL são:
a) Salas de atividades;
b) Sala de Informática;
c) Instalações Sanitárias;
d) Outros espaços comuns às restantes Respostas.
Atividades e Serviços prestados
O CATL/CAL funciona em articulação com as famílias, em ordem a assegurar-se uma complementaridade educativa.
A concretização destes objetivos é prosseguida, nomeadamente através de:
a) Reuniões periódicas de informação e formação;
b) Contactos individuais com as famílias, tendo em vista o conhecimento atualizado de cada Cliente/utente;
c) Colaboração com as famílias, incentivando a participação destas na rotina da vida diária do Centro.
Tendo em vista o intercâmbio de ações que visem o desenvolvimento e a integração dos Clientes/utentes, o CATL/CAL articula com a comunidade local, tendo em vista:
a) A criação de laços de convivência com os vários grupos e estruturas existentes, nomeadamente, os estabelecimentos de ensino, empresas, autarquias;
b) A valorização dos recursos do meio, estimulando a sua utilização.
As atividades incluídas na mensalidade da Resposta de CATL/CAL são:
a) Atividades Sociopedagógicas;
b) Atividades orientadas de acordo com o currículo escolar;
c) Atividades de apoio à família;
d) Alimentação.
Os serviços da Resposta de CATL/CAL não incluídos na mensalidade são:
a) Transporte Instituição / Escola / Instituição;
b) Transporte Casa / Instituição / Casa;
c) Outros serviços definidos pela Mesa Administrativa, de acordo com as necessidades e interesses dos clientes/utentes.