Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda

Estrutura Residencial para Idosos, com Certificação pela norma EQUASS

A Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda, localizada em Barrô, resultou duma doação do casal Breda do seu solar e terrenos anexos em Barrô, à Santa Casa da Misericórdia de Águeda, a 5 de Julho de 1987. Propriedade e residência de três gerações de médicos distintos, dos quais o Dr. António Breda foi o último, é uma construção singular situada em Barrô, numa zona de tranquilidade e harmonia da natureza, onde o olhar se estende pelo verdejante Vale do Cértima, mesmo às portas da cidade de Águeda e até às serranias do Buçaco e Caramulo

 

Imponente empreendimento, todo pintado de branco, caracteriza-se pela interligação da casa antiga, que manteve a sua traça original, com um moderno edifício composto por:

  • Recepção;
  • Cinco alas de quartos;
  • Salas de estar;
  • Refeitório;
  • Ginásio;
  • Sala de Tempos Livres;
  • Capela;
  • Cabeleireiro;
  • E todos os demais espaços funcionais imprescindíveis aos serviços nele prestados

A Casa de Repouso Dr. António Breda e Lea Breda proporciona a quem nela está internado ou a quem, simplesmente, a visita, uma sensação de liberdade, conforto e bem-estar. Os seus espaços são amplos e cheios de luz. É neste ambiente que funciona o Lar Madame Breda (Lar de Internamento para Idosos) e a "Unidade de Cuidados Continuados Dr. António Breda", assim denominados em homenagem aos respectivos patronos. A sua actividade iniciou-se a 28 de Fevereiro de 2005, com a inauguração do Lar Madame Breda, com um Acordo de Cooperação celebrado com o Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro para 26 idosos.

 

 

A Unidade de Cuidados Continuados Dr. António Breda (UCCAB), entrou em funcionamento um pouco mais tarde, a 1 de Julho de 2005, através de um Acordo de Cooperação tripartido entre a Administração Regional de Saúde do Centro, o Hospital Distrital de Águeda e a Santa Casa da Misericórdia de Águeda, com capacidade para 20 camas.

 

 

 

 

Atualmente (2018), a ERPI Lar Madame Breda dá resposta a 35 pessoas e a UCCAB encontra-se a funcionar desde 24 de Outubro de 2006, inserida na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), com a tipologia de Unidade de Média Duração e Reabilitação com capacidade para 24 utentes. Desde 16 de Junho de 2008 criou a Unidade de Longa Duração e Manutenção com capacidade de resposta para 16 utentes, expandida para 24, em Abril de 2012.