"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso."
(Saint-Exupéry / 1900-1944)
CASA DA CRIANÇA
A Casa da Criança tem como fundador o Dr. Bissaya Barreto que em 1952 criou no distrito de Aveiro várias "Casas da Criança".
O 2º conde de Sucena, a quem o pai, 1º conde de Sucena, também havia deixado o usufruto da "Casa da criança", estabelecimento de assistência a crianças e jovens, mandado construir junto do edifício hospitalar, e que, até cerca de 1970, funcionou por conta da assembleia distrital de Aveiro, com sede junto ao governo civil daquela cidade, deixou de reunir condições para se manter em funções e foi alojada no edifício da ex-cadeia comarcã, no bairro de S. Pedro - Águeda, após algumas obras de adaptação.
Com a extinção da assembleia distrital de Aveiro, foi a Santa Casa de Misericórdia de Águeda solicitada a assumir a responsabilidade pela sua gestão, que aceitou, por se enquadrar na sua área de atuação, logo iniciando as diligências necessárias para a construção de um edifício de raiz, a ser erigido junto do lar de idosos Conde de Sucena e da sede social da Santa Casa, onde existia espaço adequado.
A sua inauguração solene ocorreu em 05 de Julho de 1997, e foi presidida pelo ministro da solidariedade e segurança social, Dr. Eduardo Ferro Rodrigues.
As Respostas em funcionamento na Casa da Criança obtiveram o Certificado de Conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade da Norma NP EN ISO 9001, desde 31/08/2011, emitido pela APCER.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
TRAMPULIM
O Espaço de Lazer e Arte, denominado TrampUlim, iniciou a sua atividade em 02 de setembro de 2024, e desenvolve a sua principal atividade na antiga Escola Primária, ao lado da Casa da Criança.
O Projeto Cres(SER), dedicado à área da saúde mental na gravidez e 1.ª infância, é um projeto piloto desenvolvido pelo Centro de Saúde de Águeda no âmbito do Programa Regional de Saúde Mental da ARS Centro, o Cres(SER) tem como público alvo as crianças dos zero aos três anos e respetivas famílias, bem como o setor da saúde e educação.
Vídeo: Primeiros 1.000 dias de vida... são extraordinários
A Santa Casa da Misericórdia de Águeda é parceira neste projeto!
Neste local pode ir acompanhando as "mensagens" cheias de conteúdo, que nos faz refletir e recentrar a nossa atenção no que é efetivamente essencial - as nossas crianças.
29/11/2024
22/11/2024