O Centro de Dia é uma Resposta Social destinada a pessoas idosas de ambos os sexos que proporciona, em horário diurno, um conjunto diversificado de serviços e atividades de desenvolvimento pessoal tendentes ao bem-estar do cliente/utente e ao seu equilíbrio emocional e físico, e de apoio à respetiva família.
O cumprimento desta missão obedece a uma estratégia de respeito pelos imperativos legais em vigor e pelos direitos do cliente/utente como pessoa, e enquanto ser biopsicossocial e espiritual dotado de dignidade e direitos, cuja relação assenta num compromisso com a qualidade e os mais elevados padrões éticos.
Além das Obras de Misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão do Centro de Dia os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da coresponsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da tolerância e da informação.
O Centro de Dia, nas suas atividades, visa alcançar os seguintes objetivos:
a) Proporcionar serviços adequados à satisfação das necessidades dos clientes/utentes;
b) Promover relações do cliente/utente com a comunidade e na comunidade;
c) Prestar apoio psicossocial;
d) Fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
e) Favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitacional de vida;
f) Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
g) Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia, funcionalidade e independência pessoal e social do cliente/utente;
h) Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional;
i) Prevenir doenças degenerativas.
Horário de funcionamento
O Centro de Dia funciona de Segunda a Sexta-Feira das 8h00 às 18h00, podendo ser alargadas a outros períodos, tendo por base os acordos específicos contratados com os clientes/utentes e despacho da Mesa Administrativa.
A Resposta Social de Centro de Dia encerra nos seguintes dias:
a) Feriados obrigatórios;
b) Feriado Municipal;
c) Terça-feira de Carnaval, salvo eventual alteração pela legislação laboral.
Encerrará ao longo do ano sempre que a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Águeda assim o deliberar. Os responsáveis serão avisados com a devida antecedência sempre que se verificar esta situação.
Instalações
O Lar Conde de Sucena está sedeado na Rua da Misericórdia, n.º 219, 3750 – 130 Águeda.
As Instalações são compostas por:
- Quarto;
- Instalações Sanitárias;
- Salas de estar;
- Vestiários;
- Gabinetes Técnicos;
- Área Clínica;
- Refeitório;
- Cozinha / Despensa;
- Arrumos;
- Lavandaria;
- Costura;
- Fisioterapia;
- Copa;
- Parque bio-saudável;
- Cabeleireiro;
- Capela.
As áreas que constituem as zonas reservadas aos clientes/utentes da Resposta Social de Centro de Dia são comuns à Resposta Social de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) do Lar Conde de Sucena.
Serviços e Atividades prestados
O Centro de Dia presta os seguintes serviços:
a) Atividades socioculturais (lúdico-recreativas, motricidade e de estimulação cognitiva);
b) Nutrição e alimentação, nomeadamente: pequeno-almoço, lanche meio da manhã, almoço, lanche e jantar);
c) Administração de fármacos, quando prescritos (a Instituição apenas assegurará e responsabilizar-se-á pela sua toma durante a permanência na Resposta Social, de acordo com prescrição médica e desde que a família forneça a medicação necessária e a entregue ao responsável pela Resposta Social);
d) Articulação com os serviços locais de saúde, quando necessário;
e) Cuidados de higiene e conforto pessoal;
f) Cuidados de imagem;
g) Tratamento de roupa;
h) Transporte.