O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) é uma Resposta Social, que consiste na prestação de cuidados e serviços individualizados e personalizados no domicílio das pessoas quando, por motivo de doença, deficiência, idade, ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária.
O cumprimento desta missão obedece a uma estratégia de respeito pelos imperativos legais em vigor e pelos direitos do cliente/utente como pessoa, e enquanto ser biopsicossocial e espiritual dotado de dignidade e direitos, cuja relação assenta num compromisso com a qualidade e os mais elevados padrões éticos.
Além das Obras de Misericórdia e da cultura institucional e caritativa da Misericórdia, entre outros, constituem princípios gerais que presidem à filosofia de trabalho e gestão do SAD os princípios da dignidade humana, da família como célula cristã fundamental da sociedade, da coresponsabilidade, da entreajuda e participação, da universalidade e igualdade, da solidariedade e economia social, da equidade social, da diferenciação positiva, da inserção social, da conservação dos direitos adquiridos, da tolerância e da informação.
O SAD, nas suas atividades, visa alcançar os seguintes objetivos:
a) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos clientes/utentes e famílias;
b) Prevenir a institucionalização desnecessária, decorrentes de situações de dependência;
c) Acautelar crises e a deterioração grave da situação pessoal e familiar;
d) Proporcionar apoio personalizado aos clientes/utentes e/ou suas famílias no seu domicilio, de forma a criar condições facilitadoras de desenvolvimento global, assegurando-lhe cuidados de ordem física e apoio social, estabilidade emocional e vivencia social.
e) Contribuir para a promoção de atividades de sensibilização à comunidade envolvente que tenham por objetivo facilitar a integração do cliente/utente dependente, objetivando contribuir para a melhoria da qualidade de vida;
f) Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
g) Promover a autonomia dos clientes/utentes;
h) Prestar apoio psicossocial aos clientes/utentes e familiares, de modo a contribuir pra o seu equilíbrio, bem-estar e melhoria da qualidade de vida.
Horário de funcionamento
O SAD funciona 5 a 7 dias por semana, entre as 07h30 às 19h00, podendo ser alargados a outros períodos, e de acordo com as necessidades evidenciadas pela comunidade de clientes/utentes.
Poderá a Mesa Administrativa, avaliando as necessidades do meio, proceder à alteração do horário de funcionamento da Resposta Social de Serviço de Apoio Domiciliário.
Serviços e Atividades prestados
De acordo com o contratualizado, o Serviço de Apoio Domiciliário poderá assegurar a prestação dos seguintes serviços:
- Cuidados de higiene e conforto pessoal;
- Higiene Habitacional, estritamente necessária à natureza dos cuidados prestados;
- Fornecimento e apoio nas Refeições respeitando as dietas com prescrição médica;
- Lavagem e tratamento de roupas do uso pessoal do cliente/utente (limpezas a seco e/ou tratamentos especiais de roupa serão da responsabilidade do cliente/utente ou responsável);
- Atividades de Animação e Socialização, designadamente, animação, lazer, cultura, aquisição de bens e géneros alimentícios, pagamento de serviços, deslocação a entidades da comunidade;
- Serviço de Teleassistência.
O Serviço de Apoio Domiciliário poderá ainda assegurar outros serviços, designadamente:
- Formação e sensibilização dos familiares e cuidadores informais para a prestação de cuidados aos clientes/utentes;
- Apoio psicossocial;
- Confeção de alimentos no domicílio;
- Transporte;
- Cuidados de imagem;
- Realização de pequenas modificações ou reparações no domicílio (em parceria com a Câmara Municipal de Águeda);
- Realização de atividades ocupacionais.