Rua da Misericórdia, nº 219, 3750-130 - ÁGUEDA 234 690 351, 234 602 256 (chamada para a rede fixa nacional) secretaria.geral@scm-agueda.pt
Dia dos Avós
Dia dos Avós

Os avós fazem mal ao crescimento das crianças...

Porque têm tempo. E têm paciência às toneladas. E nunca se esganiçam quando ralham aos netos. E lhes permitem que, não só vejam os desenhos animados (quase sempre) na sua companhia como - muito pior! - deixam que eles coloquem a cabeça no seu colo e  fiquem assim. Horas a fio.

Os avós fazem mal ao crescimento das crianças…

Porque as adormecem e lhes contam histórias. E dormem com elas as vezes que forem precisas. E as acordam, cheios de doçura, sem o “toque de alvorada” de todos os dias.  Como ainda lhes levam leite, cereais e "pãozinho" à cama, enquanto passam com a mão nos caracóis dos netos. E, indiferentes à concorrência desleal que fazem aos pais, só lhes contam as histórias que eles lhes pedem.

Os avós fazem mal ao crescimento das crianças…

Porque sorriem, sempre que as vão buscar à escola. E sorriem, quando elas, com o embaraço dum batoteiro, dizem que não têm trabalhos de casa. E sorriem quando repetem lengalengas. E sorriem quando contam histórias. E quando fazem truques e magias. E sorriem quando elas estão com os nervos em franja. E sorriem, sorriem, sorriem!

Os avós fazem mal ao crescimento das crianças…

Porque se vingam do tempo que não tiveram, enquanto pais, e parecem estar, agora, eternamente disponíveis. Porque permitem aos netos aquilo que nunca permitiram aos filhos. Porque perderam em austeridade tudo aquilo que ganharam em bondade. Porque tocam e porque abraçam os netos dez vezes mais (ou dez vezes melhor) se compararmos os seus mimos para com os filhos. Porque amam de forma tão generosa, tão transparente e tão bonita que fazem com que os pais se enterneçam antes, ainda, de se indignarem, diante de tanta doçura. E porque são, muitas vezes, mais sensatos e mais sábios que os próprios pais.

Os avós fazem mal ao crescimento das crianças…

Porque as tratam por "minha querida" ou por "meu amor". E esse tom açucarado torna-se um vício. E fazem-nas sentir o melhor do mundo para alguém - duma forma tão especial e tão preciosa - que, sempre que estão com os avós, as crianças acreditam que é Natal.

Bom dia dos avós!!!!!

 

Eduardo Sá

 

 

 

A Santa Casa da Misericórdia de Águeda é uma Instituição onde as diferentes gerações se cruzam. Somos uma Instituição que trabalha e proporciona momentos de lazer e cuidados a avós e netos.

Ao longo do ano são proporcionadas diversas atividades intergeracionais para que os avós recordem momentos das suas vidas e netos conheçam a realidade do antigamente.

Este ano, mais uma vez, nos planos de atividades das férias de verão do CATL e CAL incluímos uma atividade intergeracional para comemorar o Dia dos Avós, um dia tão especial onde foi dedicado tempo e carinho a todos os avós da nossa/vossa Instituição. 

Acreditamos que ao desenvolver estas atividades os nossos utentes ficam ainda mais felizes e recordam os seus tempos de juventude. Por isso, continuaremos a desenvolver esse trabalho de que tanto gostamos.